segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto Bullying, o crime do desamor


Projeto Bullying, o crime do desamor

Projeto Bullying, o crime do desamor

Introdução

O espaço escolar é o principal lugar de atuação e socialização da criança e do adolescente, lugar privilegiado para a difusão do conhecimento, expansão intelectual e afetiva do aluno. Na sociedade atual, globalizada, capitalista e cada vez mais competitiva, o tempo que os pais podem dedicar a seus filhos é escasso, o que faz aumentar ainda mais as responsabilidades da escola com a educação e a formação geral de futuros cidadãos. Urge a importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um ambiente propício para ampliar a consciência critica de todos os agentes sociais –educadores, pais e alunos – valorizando a participação e a co-responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares, à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira geral.
A família e a escola devem compartilhar de uma parceria em que o diálogo, a orientação, a educação e a afetividade sejam os instrumentos utilizados para desenvolver relações de respeito mútuo, tendo como foco as relações humanas.
Está na hora de todos terem consciência da necessidade de construirmos uma vida digna. Já não há mais lugar para a violência, há vários tipos de violência. Há uma violência explícita, que está nas ruas, nos bairros, nas cidades e, muitas vezes, dentro das próprias casas. Uma briga entre “amigos” é uma forma de violência; uma discussão mais alterada é também uma forma de violência. A falta de respeito com a natureza também é uma forma de violência. Vamos começar a praticar a “paz” em seu sentido mais amplo, mesmo que seja em pequenas atitudes, como separar uma briga entre amigos, não jogar lixo pelo chão, não maltratar pequenos animais.
Certas atitudes, simples e pequenas, em prol da paz nos tornam grandes e poderosos na preservação dos verdadeiros valores da vida. Com toda a certeza, se a escola formar indivíduos melhores, teremos motoristas melhores, políticos melhores, empresários melhores. E cidadãos melhores.


Objetivos:

 Desenvolver ações de solidariedade e de resgate de valores de cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e docentes.
 Estimular e valorizar as individualidades do aluno, além de potencializar eventuais diferenças, canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da auto-estima do estudante. Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
 Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro e fora da família;
 Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
 Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
 Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;

Procedimentos metodológicos

 Dinâmicas
 Confecção de cartazes e revista em quadrinho
 Produção textual
 Dramatizações
 Contação de histórias
 Debates e discussões
 Desenhos livres
 Confecção de cartilhas com regras de boas vivencia
 Músicas
 Filmes
 Criação de jornal mural
 Roda de conversa
 Confeccionar uma caixinha com palavras mágicas, palavras de gentileza para usarem em casa, na escola, com colegas e etc.

Recursos
Papéis diversos, lápis décor, tesoura, cola, hidrocor, revistas, filme, cd, DVD, televisão
Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos

Bibliografia
Barreto, E. S. S. (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Autores Associados, Fundação Carlos Chagas, 1996.
Busquets, M. D. et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1997.
Revista construir noticia

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